Blog/Podcast

Com a palavra a ciência

Controle da insônia: entrevista com Jiwanpreet Singh  

Mais de 73 milhões de pessoas sofrem de insônia no pais, segundo a Associação Brasileira do  Sono.Ter um sono noturno reparador figura entre os fatores mais importantes para a saúde a boa  saúde do cérebro, memória, combate as inflamações, cognição, regulação emocional e capacidade  de adaptação ao estresse. O maior problema da insônia é que seu tratamento medicamentoso é  ineficaz, uma vez que a insônia volta após poucas semanas sem a medicação. Estudos científicos  asseguram que a terapia congnitivo-comportamental é muito melhor do que a medicação para o  tratamento da insônia. Entretanto, uma nova técnica surge com o colega Satbir do departamento de  sono de Harvard, e um de seus colaboradores aqui no Brasil é meu convidado para falarmos de seus  trabalhos e sua tese de mestrado pela Faculdade de Medicina da UFMG. Meu entrevistado é o  pesquisador Jiwanpreet Singh, que com grande sucesso testou a meditação para o tratamento da  insônia. Não só essa técnica provou ser muito eficaz no controle da doença mas, inclusive, foi capaz  de reduzir a zero a insônia, com taxas de quase 50% de remissão da doença .  

A TÉCNICA MEDITATIVA SHABAD KRIYA  

Na conversa com ele, falamos da sua metodologia de pesquisa, da técnica utilizada, bem como sua  aplicabilidade para a população em geral, especialmente para aquelas pessoas que não meditam. A  técnica testada é algo simples, que envolve respiração e visualização mental de sons. Ela está  descrita abaixo. 

 

Pose: Sente-se sobre um colchonete no chão ou cadeira, em uma postura confortável com a coluna reta, colocando as mãos no colo, a palma da mão  direita sobre a esquerda, e os polegares juntos e apontados para a frente, como  na figura.

Mantenha seus olhos focados entreabertos, permitindo a entrada de um filete de  luz, ou direcionados para a ponta do nariz.  

 

 

Respiração: segmentada em quatro movimentos inspiratórios curtos pelo  nariz, mentalizando o som SA TA NA MA em cada umdos quatro movimentos inspiratórios. Em seguida, retenha a respiração com o ar  dentro e conte mentalmente quatro ciclos do mesmo som (SA TA NA MA),  em um total de 16 vezes.  

Por fim, expire em dois movimentos, mentalizando os sons VAHE (na primeira expiração) e GURU (na segunda expiração).  

Tempo: 15 a 60 minutos.  

 

 

Para ouvir e ver os detalhes dos resultados importantes desta pesquisa, te convido a escutar e ver  em nossos canais. 

 

Veja também nosso podcast:

Acesse o nosso Spotify
contato
Para saber mais: WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook.
Whatsappp