Existe uma técnica yóguica de respiração que é muito usada para refrescar, acalmar e desintoxicar. Ela limpa toxinas do baço, fígado e sistema digestivo, segundo os textos antigos do Kundalini Yoga. Ela é conhecida pelo nome Sitalee (se pronuncia sitali) Pranayama. Às vezes, estamos numa situação que requer calma absoluta, ou porque o ambiente é agressivo, ou porque a comunicação é tóxica ou mesmo porque estamos muito instáveis e de cabeça quente, apenas mude a respiração. Sitali Pranayama é muito potente e pode influenciar a psique da área, desde que feita de modo lento, silencioso e profundo. Vamos conhecer e experimentar essa modalidade, numa meditação que cria silêncio profundo.
Esta modalidade de respiração é feita invertendo o modo natural de respiração. A técnica é a seguinte: inspire lentamente, suavemente e muito silenciosamente pelos lábios franzidos e através da língua dobrada. Existem pessoas que não conseguem dobrar a língua, e isso é normal. Se for este o seu caso, deixe o ar passar pela superfície da sua língua. Então, expire muito lentamente através do nariz. A respiração toda é silenciosa e sutil.
Você pode se assentar numa cadeira, no sofá, ou mesmo no chão. A coluna deve ser mantida ereta. Feche os olhos.
Coloque a mão esquerda plana contra o peito, com os dedos apontando para a direita e o polegar estendido em direção ao queixo. Coloque a palma da mão direita plana em cima das costas da mão esquerda. As pontas dos dedos da mão direita apontam para a esquerda, o polegar direito repousando no peito e estendido em direção ao queixo.
Inspire muito calmante e bem profundo pela língua dobrada lateralmente, a boca está ligeiramente franzida, a língua é estendida um pouco além dos lábios e enrolada em forma de “U”. Expire pelo nariz também de modo suave e silencioso.
Comece com 11 minutos e gradualmente aumente até o máximo de meia hora.
Inspire e expire, relaxe e permita uma equalização, vague por seu espaço sagrado.