A castanha de caju e a aveia são excelentes fontes de carboidratos, e mais do que isso, se destacam como verdadeiros superalimentos devido às suas propriedades nutricionais funcionais para a saúde humana. A castanha de caju, fruto do cajueiro, árvore originária da região amazônica e amplamente cultivada em diferentes partes do mundo, é reconhecida por ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis, minerais essenciais que desempenham papéis fundamentais. A aveia é um cereal rico em fibras, vitaminas do complexo B, minerais, e antioxidantes como a avenantramida que oferece proteção contra danos celulares e inflamação.
Muitas vezes pensamos nelas como nozes, mas a castanha de caju é a sementes da fruta caju. As castanhas de caju é uma ótima fonte de carboidratos. Isso limita o seu impacto no açúcar no sangue, tornando-os uma boa escolha para pessoas com diabetes tipo 2, assim como para aqueles que procuram prevenir a condição. Os cajus são ricos em gorduras saudáveis, incluindo tipos monoinsaturados e poli-insaturados. Eles também são uma boa fonte de proteína. Esta é uma das razões pelas quais são populares entre muitos veganos e vegetarianos. Além disso, os cajus são uma boa fonte de magnésio, manganês, fósforo, zinco, vitamina B6 e vitamina K.
Grande parte da gordura da castanha do caju provém de ácidos esteáricos, os quais os especialistas acreditam ter pouco efeito no colesterol sanguíneo. Pesquisas sugerem que pessoas que consomem uma pequena porção delas todos os dias podem observar uma pequena redução no colesterol LDL o colesterol ruim.
As castanhas de caju são importantes na prevenção de doenças cardíacas, não apenas por diminuirem o colesterol ruim, mas por ajudar a prevenir doenças do coração devido ao seu alto teor de magnésio. Obter magnesium suficiente pode reduzir o seu risco de doença cardíaca isquêmica. Elas estão associadas à prevenção de AVC em razão da sua quantidade de magnésio. Elas também estão presentes na prevenção ou gestão de diabetes.
A aveia é um alimento sofisticado, que provém de um cereal antigo. É uma safra mundial importante, pois cresce em climas frescos e úmidos e não necessita de tantos nutrientes quanto o trigo. No entanto, a maior parte do suprimento mundial é usada como ração para o gado. A aveia é um alimento muito rica. Ela possui avenantramidas, compostos fenólicos que têm demonstrado diversos benefícios para a saúde humana. Estas substâncias possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras. Estudos sugerem que as avenantramidas também podem ajudar a regular o açúcar no sangue e promover a saúde metabólica. A aveia também possui mais proteína do que a maioria dos grãos e contém numerosas vitaminas e minerais. Ela contém antioxidantes e uma fibra solúvel chamada beta-glucano, que auxilia principalmente com a função imune.
A aveia é rica em várias vitaminas e minerais, incluindo estes: Manganês, molibdênio, fósforo, cobre, biotina e vitamina B1.